10004335544de24980_large
quando soube, respondi com um fio de voz: "não..." e as lágrimas começaram a escorrer sem fim. já previa, mas por mais preparados que pensamos estar, a verdade é que nunca estamos, nunca temos força suficiente e deixamo-nos ir abaixo, nem que seja por um simples segundo. cheguei mesmo a pensar que estava preparada, sabia?
mas a sua fraqueza física nos últimos tempos levou-me também a perceber que, o que quer que aconteça, a família está aqui para tudo e não se olha a meios para cuidarmos uns dos outros. mas toda essa sua fragilidade também levou a alguns contratempos e complicações e a minha frustração era tal... mas depois apercebi-me que temos que aproveitar o tempo, antes que seja tarde demais e dei-me por contente por ainda a ter viva, a olhar para mim com os seus profundos olhos azuis e a dizer o quanto gostava de mim. se anteriormente esteve aqui para mim, agora era a minha vez, pois sei que faria isso e muito mais por mim.
não é tanto vê-la partir que agora me deixa mais triste, mas sim não me poder ter despedido mais uma vez nesta viagem. é o não ter aproveitado mais tempo consigo, o facto de não lhe ter dado mais um abraço, mais um beijinho, de não lhe ter sorrido mais uma vez.
mas é nestes momentos em que vejo a injustiça em que viveu, pois ter sido a grande pessoa que era, merecia uma neta muito melhor do que eu. como pode ter chegado a amar tanto uma pessoa com tantos defeitos como eu? tão ignorante, tão inútil, tão estúpida...chamo a isso puro amor de avó.
sinto-me com um peso na consciência gigante por se ter ido embora com uma imagem demasiado perfeita da minha pessoa. posso não o ter sido, mas acredite que me esforcei para o ser, por si. mesmo assim, lamento por nunca o ter sido realmente, e compreendo se perdesse o seu orgulho por mim.
com o seu falecimento é como se parte de mim tivesse sido roubada, dos momentos da minha infância, parte da minha memória. mas o que não fica guardado na memória, fica no coração para sarar a cicatriz desta tão grande tristeza.
e agora, prometo fazê-la orgulhosa, sim? para um dia sentir-me livre quando for ter consigo e com o avô, para mais perto das nuvens.

como uma segunda mãe para sempre avó.

2 comentários:

  1. os meus pêsames querida :|
    agora tens um anjinho no céu a proteger-te :')

    ResponderEliminar
  2. oh minha linda, tem muita força agora, sim?

    ResponderEliminar